Guatemala: pastor morreu abraçado ao púlpito durante erupção do Vulcão de Fogo

O número de vítimas fatais da erupção do Vulcão de Fogo subiu para 99, mas o caso de um pastor que morreu abraçado ao púlpito da igreja onde pregava se tornou manchete ao redor do mundo.

O número de vítimas fatais da erupção do Vulcão de Fogo subiu para 99, mas o caso de um pastor que morreu abraçado ao púlpito da igreja onde pregava se tornou manchete ao redor do mundo.

Um boletim divulgado pelo Instituto Nacional de Ciências Forenses do país (Inacif) atualizou o número de cadáveres localizados, subindo a contagem para 99 até a última quarta-feira, 06 de junho. Já o porta-voz da Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred) também atualizou o número de desaparecidos, que agora somam 197.

O corpo do pastor Camilo Pamal foi encontrado dentro do templo da Igreja Missionária, na Aldeia El Rodeo Los Lotes, abraçado ao púlpito. É provável que ele tenha morrido em consequência do chamado fluxo piroclástico, uma densa camada de gases e fuligem quentes que foi expelida pelo vulcão.

Marly de Armas, porta-voz do ministério Casa de Deus, relatou que somente duas pessoas da família do pastor sobreviveram à tragédia, e agora estão recebendo acompanhamento psicológico de uma profissional voluntária chamada Martha, que é católica mas se ofereceu para prestar assistência porque viu “empatia e amor das pessoas quebrando as barreiras religiosas desnecessários que o mundo colocou”.

A equipe do ministério Casa de Deus está recrutando pessoas para atuarem nas equipes de resgate e também psicólogos para prestarem atendimento em abrigos que têm recebido sobreviventes em estado de choque. “Elas olham para você e não conseguem falar”, relatou o pastor Cash Luna, segundo informações da emissora Christian Broadcasting Network (CBN).

Esta foi a erupção mais forte do Vulcão de Fogo em 44 anos, afetando a vida de mais de 1,7 milhão de pessoas. A intensidade da atividade vulcânica vem sendo comparada à do Vesúvio, que dizimou a cidade de Pompeia, na Itália, em 79 d. C.

Gospel Mais